Espetáculo sobre “heróis do folclore brasileiro” encanta encanta estudantes municipais Destaque

Iniciativa leva cultura de forma acessível a mais de 450 estudantes da Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior, em Hortolândia

Histórias do folclore brasileiro serviram como fonte de inspiração para os pequenos, em Hortolândia. O espetáculo teatral “Sonho de Herói” encantou, nesta quinta-feira (02/05), os estudantes dos 1° e 2° anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo.

Com sessões gratuitas de contação de história, o projeto idealizado pelo Instituto Avivar 3º Setor, realizado em parceria com o Cult Cultura e o Governo do Estado de São Paulo, apresentou a 456 crianças as aventuras dos lendários personagens do folclore nacional.

Ao longo do dia, os pequenos espectadores puderam mergulhar na trama do espetáculo, criado pelo escritor Leonardo Cássio. A peça trouxe à vida figuras lendárias como o Curupira, a Caipora, a Alamoa e a Matinta Perera. A história acompanha o jovem Cauã, cujo sonho de conhecer super-heróis se torna realidade quando é acordado pelo Curupira. A partir desse encontro mágico, Cauã descobre que esses heróis do folclore brasileiro não só possuem poderes extraordinários, mas também lutam contra problemas sociais, revelando-se tão incríveis quanto os heróis dos filmes de quadrinhos.

Durante as sessões, as crianças foram transportadas para um universo de fantasia e aventura, onde puderam rir, se emocionar e se encantar com as façanhas dos personagens folclóricos.

"Quase morri de medo da Caipora. Foi o personagem mais assustador! Mas achei legal, gostei das músicas. Eu assistiria de novo”, afirmou Valentina Falcão Begosso, estudante do 1° ano A.

“Achei legal, gostei da parte que todos os monstros apareceram, mas não fiquei com medo. Sou corajoso", ressaltou o colega de turma Arthur Santana dos Santos, do 1° ano A.

Já para o colega Benjamim Ferreira, o teatro não foi assustador, mas sim engraçado.  “O teatro sempre tem coisas engraçadas. Não gostei, eu amei!”, revelou o garoto.

"Achei incrível os bonequinhos. Nossa, parecia de terror! As crianças ficaram com medo!", percebeu o colega de turma, Bryan Capitulino Gomes.

Além de assistirem ao espetáculo teatral, ao final da atividade, cada estudante foi presenteado com a distribuição gratuita da HQ "Sonho de Herói" do escritor Leonardo Cássio, como uma oportunidade adicional de explorar e se encantar com as histórias dos heróis do folclore brasileiro.

De acordo com a organização, o Projeto Sonho de Herói busca dar acesso gratuito à arte e à cultura. A peça teatral aborda as aventuras de Heróis do folclore brasileiro, incentivando crianças e adolescentes a conhecer e valorizar mais a cultura nacional.