Hortolândia promoverá webinário sobre Educação Literária na Infância Destaque

Ação integra o calendário de aniversário de 33 anos da cidade e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal

A Prefeitura promoverá, na próxima segunda-feira (13/05), a partir das 19h, o webinário “Poesia, Infância e Educação Literária”. Gratuito, o evento é aberto ao público e será realizado por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube

A ação integra a programação do aniversário de 33 anos de emancipação de Hortolândia e faz parte do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), do Ministério da Educação do Brasil, que beneficiará cerca de 11 mil crianças matriculadas na Educação Infantil no município.

Quem abordará o tema será a  jornalista, roteirista, escritora e doutoranda na USP (Universidade de São Paulo), Goimar Dantas. A convidada tem 11 livros publicados e participações em diversas coletâneas. Em 2011, foi finalista do Prêmio Jabuti com a biografia “Cortez: a saga de um sonhador” (Cortez Editora), em co-autoria com Teresa Sales. É autora de títulos de gêneros variados.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o encontro é parte integrante da formação continuada do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil),  destinada a professores(as) do Jardim I e Jardim II da Educação Infantil, e do Alfabetiza Juntos SP, voltada aos(às) professores(as) do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Esta formação acontece de maneira híbrida, no período de abril a dezembro de 2024, combinando aulas presenciais no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) "Paulo Freire" e encontros online por meio da plataforma Ava Mec, visando ampliar e subsidiar as ações pedagógicas nas unidades escolares.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O CNCA foi estabelecido pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República do Brasil. A proposta formativa objetiva assegurar a todos os alunos brasileiros o direito à leitura e escrita. De acordo com a organização da formação, a partir de 2024, essa abordagem educacional será implementada em 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como meta garantir que todas as crianças do País sejam alfabetizadas até o término do 2° ano do Ensino Fundamental. Além disso, a ação visa recuperar as aprendizagens impactadas pela pandemia, contemplando 100% das crianças matriculadas nos 3°, 4° e 5° anos escolares. A formação está em consonância com o Currículo Municipal de Educação de Hortolândia “Integra Saberes", que enfatiza uma abordagem centrada na criança como protagonista do processo educativo e destaca a relação entre cuidar, brincar e educar no contexto da Educação para a Infância.

SERVIÇO:

Webinário “Poesia, Infância e Educação Literária”, com a jornalista e escritora Goimar Dantas

Data: segunda-feira (13/05)

Hora: a partir das 19h