Cantor e compositor Hélio Ziskind estará no 3ª Literalendo Destaque

Evento gratuito, que integra o calendário de aniversário de Hortolândia, celebrará cultura, arte e literatura

O palco do 3º Literalendo terá grandes atrações neste ano. Além da atriz e professora de teatro Carla Fioroni, o evento literário, promovido pela Prefeitura, trará a Hortolândia outro grande talento da MPB: o cantor e compositor Hélio Ziskind, muito conhecido por canções integrantes dos programas infantis e infantojuvenis brasileiros Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum, exibidos a partir da década de 1990 na TV Cultura de São Paulo.

O nome do músico acaba de ser confirmado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, organizadora do evento. A apresentação de Ziskind promete emocionar a todos com suas canções divertidas, que envolvem o público, tais como “Ratinho tomando banho”, “Banho é bom”, “Tu tu tu tupi”, “Chuva chuvisco chuvarada”, “Nos dias quentes de verão” e “Meu querido paiol”.

O evento cultural gratuito e aberto ao público em geral integra as celebrações do aniversário de 33 anos de Hortolândia. Está marcado para o último domingo de maio (26/05), tendo como cenário o Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Nesta edição, o tema a ser enfocado será “A Leitura e seus mundos”.

Neste dia, das 10h às 17h, o parque será tomado por uma atmosfera de cultura, literatura e arte, com atividades para todas as idades. Já na abertura haverá apresentação do Quinteto Cultura, um dos grupos do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) órgão da Secretaria Municipal de Cultura. Na sequência, a Supervisora Educacional Solange Cachimiro e o Prof. de Música Hugo Maciel utilizarão música e elementos teatrais para envolver os presentes em suas contações de histórias. Outra atração do dia será a exposição "Os Múltiplos Olhares da Arte", com a curadoria do professor de Arte e Música do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, Adelson dos Santos. A mostra reunirá o trabalho feito por crianças e jovens, estudantes de 30 professores da rede municipal de Hortolândia, exibindo uma média de 40 obras por professor. A exposição promete encantar o público com artigos feitos com técnicas mistas e uma variedade de temas dentro das artes visuais, convidando os visitantes a explorar diferentes perspectivas e sensibilidades por meio da percepção e do olhar das crianças. Em meio à festa também serão anunciados e premiados simbolicamente os vencedores da Olimpíada Literária.

Para encerrar a programação, a artista Carla Fioroni apresentará o espetáculo “Hora da História". A  apresentadora conquistou o coração do público brasileiro na novela juvenil "Chiquititas" (SBT) e na peça teatral "Trair e coçar é só começar". Além disso, a Prefeitura distribuirá, gratuitamente, mais de 60 mil livros infantojuvenis, incentivando a leitura e proporcionando novas aventuras literárias para as crianças.

Confira as atrações já confirmadas da programação:

• Atividades de Palco
  • Apresentação do Quinteto Cultura (Secretaria de Cultura)
  • Contação de Histórias, com a Supervisora Educacional  Solange Cachimiro e o Prof. de Música Hugo Maciel.
  • Espetáculo de apresentação musical com Hélio Ziskind - Hélio canta seus sucessos
  • Anúncio dos alunos classificados na Olimpíada Literária “Criança Amiga do Livro” e entrega de premiação
  • Espetáculo de apresentação musica com Carla Fioroni - Hora da História