Moradores de Hortolândia aprendem a fazer doces de chocolate em oficina da Prefeitura Destaque

Ação voltada ao Dia dos Namorados aconteceu, nesta quarta-feira (22/05), na Cozinha Escola

Dezoito aprendizes participaram, na manhã desta quarta-feira (22/05), da “Oficina especial de chocolate - Dia dos Namorados”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A ação, com foco em qualificação profissional e geração de renda, aconteceu na Cozinha Escola, no Jd. Novo Ângulo.

As aulas teóricas e práticas foram orientadas pela voluntária Ana Beatriz Antoniel de Oliveira, Chef Confeiteira, e contaram com o apoio da equipe do Departamento de Segurança Alimentar. Durante a oficina, os participantes aprenderam as técnicas necessárias, em cada etapa, para a produção dos chocolates, desde o planejamento das quantidades de matérias-primas, os cálculos, o manuseio dos utensílios até chegar ao produto final, quando confeccionaram chocolates em formato de coração, brigadeiros decorados e barras de chocolate recheadas.

“Essa experiência de fazer um curso na Cozinha Escola foi maravilhosa. O espaço é maravilhoso. Os equipamentos são bem modernos. Quem tem curiosidade de fazer algum curso pode vir porque é realmente muito bom. Eu já trabalho na área de alimentação, com lanches, e tive vontade de vir conhecer e aprender mais sobre doces e confeitaria aqui pela primeira vez”, afirmou Saymon Oliveira de Queiroz,  27 anos, morador da região do Jd. Amanda.

“Essa é a primeira vez que faço uma oficina aqui na Cozinha Escola, mas já fiz vários cursos em outros locais. Eu faço a aprendizagem para mim mesma, não trabalho na área, mas gosto muito de aprender e pelo conhecimento”, afirmou Cleonice de Moura, de  48 anos, moradora do  Jd. Nossa Senhora de Fátima.

A Cozinha Escola Comunitária, localizada na Av. Osvaldo de Souza, 375, no Jd. Novo Ângulo, integra o Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Periodicamente, o espaço promove oficinas e cursos com foco na geração de renda e educação alimentar e nutricional.