Concurso selecionará mascote da ação “Hortolândia Saneamento de Cidade Inteligente” Destaque

Estudantes de 19 escolas municipais fizeram desenhos alusivos ao tema proposto pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico

Mais de 3 mil crianças de 19 escolas municipais de Hortolândia participaram, nos meses de maio e junho deste ano, do concurso para a escolha da mascote da ação “Hortolândia Saneamento de Cidade Inteligente”, promovida pelo CMSAB (Conselho Municipal de Saneamento Básico). A campanha tem o apoio da Prefeitura, por meio de três secretarias municipais (Serviços Urbanos; Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), além da Sabesp ((Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas).

O prazo para o envio de desenhos sobre o tema encerrou-se nesta segunda-feira (03/06). Os 38 trabalhos selecionados estão aos cuidados do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, e agora serão submetidos à Comissão Avaliadora, formada por integrantes do Conselho, da Administração Municipal e da Sabesp e do Consimares. De acordo com o regulamento, o concurso tem caráter educativo-recreativo-cultural-ambiental. Cada escola participante apresentou um protótipo, contendo uma imagem (um desenho) de um mascote e, em uma única palavra, um nome para este mascote.

Segundo o agente de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira, presidente do CMSAB, a previsão é que os três primeiros classificados sejam anunciados até a próxima segunda-feira (10/06).

“O objetivo do concurso é sensibilizar as crianças para a importância do saneamento básico em Hortolândia. Nossa cidade é premiada e está no segundo lugar de melhores serviços prestados no Brasil. A meta é chegar a 100% de esgoto coletado e tratado. Estamos atualmente com 98,8% de esgoto coletado e tratado”, destaca Oliveira.

A ação foi desenvolvida em escolas de Educação Integral. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cerca de 60 agentes educacionais desenvolveram atividades com a temática em todos os complementos educacionais (Orientação de Estudos, Convivência e Afetos, Práticas Corporais, Artes Integradas e Musicalização). Os agentes participaram de formação sobre a temática "Saneamento Básico" no dia dois de maio. Na ocasião, foram desenvolvidas sequências didáticas para intervenção pedagógica com as crianças junto a cada complemento educacional.

“Entendemos que a Educação Ambiental é essencial para que as crianças construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos e a escola é essencial para esse desenvolvimento. Por meio de atividades e projetos, as crianças se deparam com diversas situações que promovem a prática e a consciência sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. A oportunidade de desenvolver, de forma criativa e artística, um personagem que se transformará no mascote do Saneamento de Cidade Inteligente é realmente incrível. Estamos extremamente felizes com a participação de todos e ansiosos para ver o resultado”, afirmou o diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.

"Foi muito importante trabalhar o tema do saneamento básico com as crianças durante o mês de maio. Ao longo das aulas, discutimos a importância da água encanada e da conscientização sobre a coleta de lixo, além de apresentarmos vídeos educativos que ilustravam melhor toda a rede de saneamento e como ela acontece. Ficou evidente que muitas crianças desconheciam que diversos aspectos de suas rotinas diárias estão diretamente relacionados ao saneamento básico. Mas eles compreenderam e foi muito legal ver o envolvimento deles. Eles desenharam, criaram, foram muitas conversas e atividades. Além dos desenhos à mão, também confeccionaram cartazes que foram exibidos no Hortolendo nas escolas", comentou a agente educacional de Convivência e Afetos, Zélia dos Santos da Costa, da  Emeb Richard Chibin Naumann.

Confira as escolas municipais participantes:

1. EMEF Villágio Ghiraldelli

2. EMEB Josias da Silva Macedo