Rede municipal de Hortolândia terá três semanas de recesso escolar Destaque

Pausa começará no dia oito e se encerrará em 26 de julho

A Rede Municipal de Educação de Hortolândia já se prepara para a esperada pausa do meio do ano, que, em 2024, terá uma novidade: uma semana a mais de recesso. Segundo o calendário escolar, o recesso começará no próximo dia oito e se estenderá até o dia 26.

Durante estas três semanas, estudantes municipais (crianças, jovens e adultos) e professores terão uma merecida pausa nas atividades escolares. É um momento de descanso necessário para recarregar as energias para o segundo semestre letivo. Com a cabeça mais tranquila da rotina diária, os professores poderão preparar materiais didáticos e planejar atividades pedagógicas que serão desenvolvidas no segundo semestre. A medida beneficiará diretamente cerca de 26 mil estudantes municipais.

"O recesso escolar é um período crucial para que nossas crianças e estudantes possam descansar e aproveitar um momento com os familiares. A pausa na rotina escolar permite que eles retornem mais motivados e prontos para o segundo semestre, contribuindo para um aprendizado mais eficiente e significativo", afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o período é também uma oportunidade para crianças e jovens aproveitarem momentos de lazer com as famílias e os amigos.

"Para as crianças da educação infantil, o recesso é fundamental para recarregar as energias. É um tempo para brincar livremente, sair um pouco da rotina e fortalecer os laços com os familiares, tão essencial para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos pequenos e para um retorno mais animado às atividades escolares", explicou a diretora de Educação Infantil, Jane Aparecida de Carvalho Nery.

Além de ser um momento para relaxar, o recesso também pode ser utilizado para reforçar o aprendizado, por meio de leituras e atividades educacionais leves, que podem ser feitas de maneira lúdica e divertida. Para as famílias que desejam aproveitar esta oportunidade, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia elaborou algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas em casa (veja pdf anexo). Também recomenda a realização de visitas a espaços públicos, como bibliotecas, teatros,  parques e centros culturais. Todas estas são excelentes opções para estimular o aprendizado e a curiosidade das crianças de forma divertida.

"O recesso escolar é um momento valioso para nossos estudantes ampliarem suas experiências fora do ambiente escolar. Momentos de lazer e convivência familiar são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, impactando positivamente na vida escolar", ressaltou o diretor de Ensino Fundamental., José Luís Menegoro.

Durante o recesso, as escolas da rede municipal também receberão um cuidado a mais. Passarão por ações de manutenção e limpeza.

Para acessar o documento com as sugestões de atividade clique no anexo abaixo: