Escolas do Ensino Infantil de Hortolândia recebem reformas de ampliação Destaque

Obras garantem mais conforto para alunos da EMEIEF Luiza Vitória Oliveira Cruz e dobra capacidade da EEI David Miguel Linardi Pereira

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta segunda-feira (01/07), as entregas de ampliação de duas unidades do Ensino Infantil da rede municipal. As escolas que receberam as intervenções foram a EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luiza Vitória Oliveira Cruz, no Pq. Orestes Ôngaro, e a EEI (Escola de Educação Infantil) Davi Miguel Linardi Pereira, na Chácara Recreio Alvorada. As obras integram o pacote de ações planejadas pelo Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, reafirmou o compromisso da Administração Municipal na área educacional. “A Educação é a principal locomotiva da nossa cidade. Nestes três anos e meio de gestão, nós fizemos questão de priorizar a Educação, porque é um investimento para a qualidade de vida das nossas crianças, dos nossos jovens, para nosso povo. Então, poder proporcionar mais conforto e qualidade de ensino para nossas crianças é algo que nos enche de alegria. Assim como zeramos a fila de espera de 0 a 3 anos, que era um sonho, também não vamos descansar até levar o ensino integral a todas as escolas”, declarou Zezé Gomes, ao anunciar que investimentos repassados pelo Governo Federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) serão aplicados para construção de uma nova unidade de ensino infantil na região do Pq. Vasconcellos.

As intervenções para ampliação da EMEIEF Luiza Vitória Oliveira Cruz foram responsáveis pela reorganização do espaço escolar na unidade de Ensino Infantil localizada no Pq. Orestes Ôngaro. A escola passou a contar com um novo complexo com duas salas de aulas, garantindo mais qualidade e conforto às cerca de 120 crianças matriculadas na unidade. O espaço também recebeu a instalação de dois banheiros adicionais e a construção de uma cobertura com toldo.

A diretora da EMEIF Luiza Vitória Oliveira Cruz, Ana Paula Navarro, avalia positivamente as obras realizadas na unidade de ensino. “Eu costumo dizer para nossas crianças que elas estudam em um espaço que se assemelha a um condomínio fechado, porque a escola ficou muito bonita, com um ambiente agradável e seguro que atende nossas necessidades do dia a dia”, comenta a diretora Ana Paula.

A poucos quilômetros da EMEIF Luiza Vitória, ainda na região do Pq. Orestes Ôngaro, uma das quatro EEI (Escola do Ensino Infantil) de Hortolândia também recebeu intervenções de melhorias. As obras de ampliação da EEI David Miguel Linardi Pereira incluíram a construção de três salas, para o acolhimento de crianças do berçário (de 0 a 1 ano), do mini grupo (de 1 a 2 anos) e do maternal (de 2 a 3 anos). A escola infantil também recebeu um banheiro para uso das crianças, uma área de banho compartilhada, além de uma caixa de areia que será utilizada em atividades recreativas.

A diretora da EEI David Miguel Linardi Pereira, Fernanda de Paiva Machado, ressalta que as obras de ampliação permitem dobrar o número de crianças atendidas na unidade. “Com esta ampliação, vamos poder duplicar o atendimento para a comunidade, já que aumenta em cerca de 68 vagas para crianças do berçário, mini grupo e maternal, além das 69 que já são atendidas. Eu avalio, também, que esta ampliação é uma oportunidade de emprego para os novos funcionários que serão contratados”, avalia Fernanda.

Presente nas cerimônias de entrega de inauguração das escolas, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Fernando Gomes de Moraes, traçou um retrospecto dos avanços recentes na área educacional. “São duas entregas de ampliação que transformam o perfil das escolas e atendem as necessidades da região (Pq. Orestes Ôngaro). Este é um governo que se preocupa com aquilo que é mais valioso em uma sociedade civil, que são nossas crianças. É importante lembrar que Hortolândia passou, de 2021 para este ano, da condição de rede pequena e se tornou uma grande rede de ensino segundo a avaliação do MEC (Ministério da Educação). Este novo status da Educação Municipal envolve outros olhares e investimentos, que têm sido atendidos com muito empenho pelo prefeito Zezé Gomes”, afirma Fernando de Moraes.

Além das obras de ampliação nas duas unidades de ensino do Pq. Orestes Ôngaro, a Prefeitura de Hortolândia deve finalizar, no segundo semestre deste ano, a ampliação da EEI Luciane Cristina Lozano, na região do Rosolém. A Administração Pública Municipal também busca viabilizar, ainda neste ano, a abertura de mais quatro novas unidades do Ensino Infantil nos bairros Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Amanda 2, Jd. Novo  ngulo e Jd. Santa Clara.