Autora de livro infantil sobre bullying visita escolas de Hortolândia Destaque

Iniciativa integra ações do “Projeto Bem me Quer”, realizado pela Prefeitura em escolas municipais

Estudantes de duas escolas municipais de Hortolândia participaram, nesta terça e quarta-feira (09 e 10/10), de rodas de conversa sobre a importância de combater o bullying. A iniciativa, que faz parte do “Projeto Bem Me Quer”, desenvolvido pela Prefeitura, trouxe à cidade Anna Luiza Calixto, fundadora do projeto e autora do livro "Por que Maria não vai com as outras?".

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cerca de 200 crianças, estudantes das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Profa. Janilde Flores Gaby do Vale e Profa. Maria Célia Cabral Amaral, participaram da atividade.
Durante as visitas, Anna Calixto falou sobre empatia, solidariedade e respeito. Utilizando a narrativa do livro, que conta a história de uma ovelha azul que enfrenta desafios para ser aceita, Anna abordou de maneira lúdica e acessível como as diferenças podem ser acolhidas e valorizadas, alertando os alunos sobre o impacto do bullying e a importância de cultivar atitudes de respeito e inclusão.
Na Emef Janilde Flores, a turma do 5º Ano C se destacou ao apresentar um projeto literário baseado no livro de Anna. Os estudantes desenvolveram atividades criativas e educativas sobre como combater a violência no ambiente escolar, homenageando a autora e apresentando os resultados de seu trabalho durante a visita.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o Projeto Bem Me Quer, abraçado pela Prefeitura, atua como ferramenta de cidadania e prevenção à violência nas escolas de diversas regiões do Brasil.
“Prevenir violências contra crianças e adolescentes significa bater à porta da infância brasileira antes que a violação faça isso. Hortolândia tem sido pioneira, um município disposto a proteger nossos meninos e meninas, sobretudo através da educação”, ressaltou a autora Anna Calixto.