Gestores da rede municipal participam de orientações sobre o Saresp Destaque

Cerca de 40 gestores educacionais da rede municipal de educação de Hortolândia, participaram na manhã desta quinta-feira (10/10) das orientações norteadoras da aplicação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) deste ano.

O encontro foi realizado pela SMECT (Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia ) e teve como objetivo oferecer aos gestores os dados e as orientações estratégicas para a aplicação da avaliação.
O Saresp 2024 está regulamentado pela Resolução SEDUC Nº 50 de 22 de julho de 2024 e pela Lei Nº 17.575 de 11 de novembro de 2022 , que prevê a utilização dos recursos da avaliação para a composição do IQUEM (Indice de Qualidade da Educação Municipal).
De acordo com Aparecido Donizeti Chagas de Faria, Diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, as avaliações são intrisecas ao processo de ensino aprendizagem e o processo não deve ser desgastante ou estressante para as crianças: “ Ações e estratégias previamente planejadas pela equipe gestora contribuem para um ambiente tranquilo como deve ser no dia da avaliação”, completou.
No total 5.319 estudantes do ensino fundamental serão avaliados, sendo 2.706 estudantes dos 2º anos no quesito alfabetização e 2.613 dos 5º anos em conteúdos de português e matemática.
Os estudantes deverão realizar as avaliações do Saresp , previsto para acontecer no dia 13 de novembro deste ano.

Sobre o Saresp
O Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) é um conjunto de instrumentos de avaliação disponibilizados às unidades escolares paulistas e oferece indicadores para subsidiar as tomadas de decisões em políticas públicas educacionais, orientando as praticas pedagógicas, formação continuada docente, além de apoiar ações de aprofundamento conforme as necessidades de aprendizagem identificadas a partir dos resultados obtidos.