Kits de material escolar distribuídos pela Prefeitura já podem ser retirados nas escolas municipais Destaque

Após o reinício das aulas, terminado o recesso escolar antecipado, pais e responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de Educação já estão retirando nas escolas os kits de material escolar, anualmente entregues pela Prefeitura de Hortolândia. Cada unidade escolar define como e a partir de quando é feita a entrega dos kits para o ano letivo de 2021. A orientação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é que a distribuição dos itens aconteça de forma gradual e de modo a respeitar todos os protocolos de prevenção contra o Coronavírus.

A medida beneficia cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de ensino, matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A entrega dos itens escolares visa assegurar o aprendizado, mesmo durante o período de isolamento social. Os alunos da rede municipal voltaram às aulas, ainda de maneira remota, no último dia cinco de abril. Cada aluno receberá um kit composto por diversos materiais, organizado para atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre esses materiais estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola e lápis de cor. Há oito tipos diferentes de kits.

Algumas escolas entregaram todos os materiais do kit, enquanto outras entregaram metade dos itens, reservando a outra parte para o segundo semestre. A Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Doures Moura, na região da Vila Real, por exemplo, se organizou de maneira que metade dos materiais ficasse na escola. A unidade começou a entregar os kits de material nessa semana, juntamente com os de alimentação escolar. A escola atende alunos da Educação Infantil e também do primeiro ano do Ensino Fundamental.

Para evitar aglomerações, os itens foram separados e disponibilizados no pátio e na entrada, de acordo com a modalidade de cada nível, facilitando assim a retirada por parte dos pais. Segundo a diretora Carla Rosana Silva, que trabalha na rede municipal há 23 anos, foi criado um cronograma para retirada dos materiais. Eles começaram a ser entregues para os alunos do primeiro ano, depois será feita a entrega para os do Jardim e, por último, para os da creche. “Nós estamos trabalhando bastante, mais do que estaríamos se estivéssemos presencialmente. Aproveitamos cada minuto na escola para oferecer ajuda e atender os pais que precisam nesse momento”, afirmou ela.

“Para nós tem sido difícil conseguir seguir a rotina de estudos, mas os materiais e as atividades impressas que a escola disponibiliza ajudam muito. Ele está doido para receber o material escolar. Ficou feliz quando disse que viria aqui à escola buscar. Os materiais ajudarão bastante como incentivo também. Eu só tenho a agradecer às pessoas que trabalham na escola porque eles ajudam muito”, afirmou Gilmar Barbosa, pai do aluno Felipe Dias Barbosa, do primeiro ano.

Para Camila da Cruz e Silva, mãe do aluno João Miguel Silva Bueno, também do primeiro 1 ano, os dias de pandemia são desafiadores. “É um desafio saber se estão aprendendo como aprenderiam nas aulas presenciais e mantê-lo interativo, sabendo que é uma responsabilidade dele estudar, mesmo de longe. O material irá ajudar nesse momento distante. Espero que os livros o deixem mais próximo da escola. Não tenho do que reclamar sobre a escola. Deixo meus elogios à professora Graça, que mesmo distante nos ajuda em tudo”, ressaltou ela.

De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a Administração Municipal de Hortolândia sempre fez questão de garantir a ação como componente pedagógico. “A distribuição dos kits, mesmo diante de um cenário em que ainda não há aula presencial, é super importante para que a escola, os professores e os educadores possam organizar o seu plano pedagógico, garantindo o direito de nossos alunos a ter um material de qualidade. Em um tempo oportuno, quando conseguirmos fazer uma retomada presencial, nem que por hora seja por revezamento, é fundamental que as crianças estejam com esse material para garantir a sua aprendizagem. A entrega destes materiais é parte do nosso programa de aprendizagem escolar”, ressalta o secretário.