Profissionais do Bolsa Creche participam de formação virtual Destaque

“Registro Avaliativo do Processo de Desenvolvimento da Criança” e “Busca Ativa e sua Importância nesse momento de pandemia e Ensino Remoto” foram temas da formação online, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, nesta segunda-feira (14/06), por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento contou com a participação de 39 gestores das unidades conveniadas que integram o Programa Bolsa Creche.

O encontro, por meio da plataforma Zoom, propôs uma reflexão sobre a prática diária e os desafios das unidades escolares no período de pandemia. Durante a formação, os profissionais ainda discutiram estratégias e abordagens diferentes para garantir uma educação de qualidade por meio das plataformas digitais e refletiu a importância do olhar “observador” como ferramenta de construção no registro do processo avaliativo.

“Essa formação permite refletir sobre a busca ativa dos nossos alunos nesse momento de ensino remoto, a partir da apresentação de um protocolo que traz ações que vão além das tecnologias, que abordam questões de interação, cuidado e afeto para que todos tenham acesso às atividades planejadas e tenham seu registro de desenvolvimento garantido pela escola”, ressalta a diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli.

Para a Coordenadora Pedagógica da Escola Ekos de Educação Infantil, Silvia Alves Meira Azevedo, “no fundo, sabemos que todos nós educadores, guardam em si inspirações trazidas de experiências de sua vida. Nesta formação, podemos sentir verdadeiras emoções. Pessoas incentivadoras de amor puro, no qual somos instigados a continuar a partilhar conteúdos e inspirações renovadoras”, destaca a profissional.

A formação desta segunda-feira é parte integrante de um ciclo de formações continuadas que acontecem uma vez por mês para os profissionais que atuam nas unidades conveniadas do Programa Bolsa Creche. Ao abordar temas relacionados à Educação Infantil, a ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, visa uma educação mais ativa e participativa para o município.