Profissionais de educação de Hortolândia participam de formação continuada neste mês de janeiro Destaque

Atividade de férias traz reflexões e aprendizados para novos profissionais da rede

Os profissionais de educação que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia passam, neste mês de janeiro, por formações preparatórias para a volta às aulas. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é voltada a 298 profissionais, entre eles professores, educadores infantis e infantojuvenis, apoio escolar e agente de gestão, contratados no ano de 2021 pela Administração Municipal. A ação beneficia diretamente 26 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as formações continuadas, preparadas por coordenadoras pedagógicas do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, acontecem durante todo o mês de janeiro com a realização de atividades on-line, a leitura de textos referentes a diferentes temas sobre educação, indicação de produções audiovisuais para estudo e reflexão, além de preenchimento de um questionário de presença na ferramenta Google Forms.

Segundo o Supervisor Educacional do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, Aparecido Donizete Chagas de Faria, a formação continuada “se configura como meio de valorizar o profissional e possibilitar a reflexão sobre a importância do desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da profissão, de modo a assegurar a atuação profissional dentro do espaço da escola/sala de aula e garantir o desenvolvimento de uma educação de qualidade para as crianças/jovens/adultos na comunidade inserida”.

Divididos em grupos, os profissionais que participam da formação de férias neste mês de janeiro seguem o cronograma de revezamento, intercalando semanas de trabalho presencial na unidade escolar, na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia ou no Centro de Formação, e semana de formação realizada de maneira remota. Entre os temas para a reflexão propostos nas atividades estão “Diversidade Cultural”, “Educação Especial e Inclusão” e “Educação Integral”.

Além das atividades da semana de formação, no dia 31 deste mês todos os profissionais da educação ingressantes participarão da palestra “Prevenção e Enfrentamento às Violências contra Criança e Adolescente”, via aplicativo Zoom. A formação será ministrada pela palestrante Ana Denadai, psicóloga da Prefeitura e membro convidado do CMDA-Hortolândia (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

“Iniciamos este ano de 2022 com uma grande equipe de novos profissionais que chegam para contribuir e somar ao trabalho pedagógico que vamos desenvolver ao longo desse ano letivo. A formação foi planejada pela equipe de coordenadores do Centro de Formação, que elencou momentos de reflexão a partir de temas sobre as práticas pedagógicas e cenários da educação. Esse também é um momento de acolhimento para os profissionais que fazem parte da nossa rede municipal de Educação”, ressalta a diretora do departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli.