Oficina gratuita de Petit Four é opção de geração de renda a aprendizes em Hortolândia Destaque

Curso da Cozinha Escola da Prefeitura, em parceria com o Senai, preparou mais uma turma, nesta quinta-feira (01/06)

Aconteceu, nesta quinta-feira (01/06), a aula final da “oficina gratuita de Petit Four”, ministrada pela Prefeitura de Hortolândia. A formação, iniciada na segunda (29/05), reuniu, ao longo de quatro dias, cerca de 16 pessoas, na Cozinha Escola Comunitária, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia localizada no Jd. Novo Ângulo. O curso sobre o clássico biscoito amanteigado, típico da culinária francesa, foi ministrado pela nutricionista Érica Guerrero, do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), tendo como foco a geração de renda.

Por meio de aulas teóricas e práticas, os participantes conheceram as técnicas básicas necessárias em cada etapa de produção dos biscoitos caseiros, preparando as ferramentas de matérias-primas, manipulando equipamentos e ferramentas até chegar ao produto final. Também aprenderam sobre o uso integral dos ingredientes e as boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos. Ao final do curso, além de degustarem o Petit Four, certificados pelas 16 horas/aula de atividades desenvolvidas.

“Apesar de ser um curso rápido, a gente aprende bastante coisa. Achei muito interessante. Foi o meu primeiro curso e achei o espaço muito bom, além da professora que explica bem também tudo o que a gente precisa aprender. Eu faço bolos para vender. Espero conseguir fazer essa receita em casa. Quando eu disse que ia fazer o curso o pessoal já ficou doidinho para experimentar”, esperou Selma Pacheco de Almeida, de 45 anos, moradora do Jd. Santa Rita de Cássia, que participou pela primeira vez de uma oficina da Cozinha Escola.

“O último curso que fiz foi o de Bolos Caseiros. Já é a terceira vez que vem participar das oficinas e pretende vir mais, pois o espaço é maravilhoso e aprendendo bastante aqui. Eu não vendo as receitas, mas faço em casa e todo mundo gosta”, afirmou a moradora do Jardim Amanda I, Diomira Pinheiro de Jesus, de 66 anos, que participa pela terceira vez das oficinas promovidas pela Prefeitura.

Para a nutricionista do Senai, Érica Guerrero, o trabalho foi bastante produtivo e integrado. “As alunas puderam aprender as técnicas, a função dos ingredientes nas receitas e caminhar da balança, equipamentos e utensílios que utilizamos na cozinha. É muito gratificante ver a evolução deles, tanto nas contas para fazer os cálculos da formulação das receitas e do material, quanto na cozinha. Foram turmas muito proativas e companheiras, uma sempre ajudando a outra. É muito gratificante mesmo essa parceria”, enfatizou ela.

A Cozinha Escola Comunitária integra o Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Periodicamente, o espaço, localizado na Av. Osvaldo de Souza, 375, no Jd. Novo Ângulo, promove  oficinas  e cursos com foco na geração de renda e educação alimentar e nutricional.