Crianças e Estudantes participam do "Hortolândia + Verde:" Dia Mundial do Meio Ambiente Destaque

Evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia mobiliza a comunidade escolar em prol da preservação ambiental e sustentabilidade

Em comemoração ao dia Mundial do meio ambiente, cerca de 60 crianças e estudantes da rede municipal de educação de Hortolândia participaram nesta segunda-feira (05/06), da programação especial "Hortolândia + Verde". A ação da Prefeitura, por meio da secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Parque Socioambiental Lago da Fé, teve como objetivo mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

As crianças e estudantes Emef Profa. Lilian Cristiane Martins de Araújo em conjunto com duas turmas de oficinas de capacitação do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini" participaram da feira sustentável contribuindo com o recolhimento de garrafas pets e resíduos eletrônicos, caminhada ecológica e o plantio de árvores. O evento ainda contou com uma exposição de peças produzidas a partir dos cortes de árvores da cidade, doação de adubo orgânico e ofereceu a oportunidade de adoção de pets, além da distribuição de lacinhos verdes e sementes para os participantes.

“Eu gostei muito da visita, aqui é um lugar bem bonito, bem verde e cheio de plantas. E hoje é um dia importante, né? Pra gente lembrar de proteger a natureza e deixar ela mais viva pra gente ter um futuro bem melhor”, destacou Felipe Oliveira Moraes, estudante do 5° A, da Emef Lilian Cristiane Martins de Araújo.

“Eu estou gostando bastante do evento. Hoje é dia mundial do meio ambiente, que é muito legal pra gente plantar e cuidar da natureza, porque a gente precisa da natureza para crescer. A gente precisa das árvores para respirar, da água, para beber, por isso precisamos cuidar de toda a natureza pra ter vida”, observou Pietro Lima Dalben, 5° B, também da Emef Lilian Cristiane Martins de Araújo.

Educação Ambiental

Para a Professora Cláudia da Silva Lima, falar sobre educação ambiental com as crianças é também uma grande oportunidade de sensibilizar os adultos. “A ação de hoje é muito importante pois as crianças necessitam desse contato com a natureza. Então essa consciência de reciclar, essa consciência preservar e melhorar o local no qual nós estamos, começa a ser desenvolvida desde pequenos. A gente trabalha o ano todo esse tema nas escolas e vemos, através do relato deles que conversam com as famílias em casa sobre sustentabilidade, o cuidado com a reciclagem, que é um projeto que vai para muito além dos muros das nossas escolas”, ressalta a profissional.

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data de extrema importância para conscientizar e mobilizar a população em prol da preservação ambiental. Em todo o mundo, diversas ações são realizadas para destacar a importância da sustentabilidade e incentivar a adoção de práticas mais responsáveis em relação ao meio ambiente. É um momento para refletir sobre nossa relação com a natureza e buscar soluções para os impactos ambientais.