Professores multiplicadores participam de semana de formação sobre Projeto “Robótica Educacional” Destaque

Ação integra as atividades realizadas nas escolas municipais da Prefeitura de Hortolândia

Profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participaram de formação sobre o Projeto “Robótica Educacional: Aprender, Brincar e Se Conectar”, desenvolvido pela Prefeitura. O Desafio Robótico "Trilhas" reuniu, presencialmente, ao longo de cinco dias, 19 professores multiplicadores no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, no Remanso Campineiro. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia integra o conjunto de formações continuadas que buscam ampliar e levar o Projeto de robótica a todas as 60 unidades escolares da rede municipal de Hortolândia.

A formação, concluída nesta sexta-feira (22/09), foi ministrada pelo formador Raphael Félix, da empresa Life Educacional. Os professores multiplicadores, divididos em três turmas, aprenderam novas formas de utilizar os kits robóticos Alpha. Os multiplicadores são os responsáveis por orientar outros professores da rede de educação a aplicar as aulas do projeto “Robótica Educacional: Aprender, Brincar e Se Conectar”.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o Desafio Robótico "Trilhas", tema da formação, é uma possibilidade de expansão do uso dos kits Alpha, com o emprego da Plataforma Create4All.com. Por meio de “gamificação”, trabalho com projetos e demais metodologias ágeis, ele atua em Trilhas Temáticas para compor ações didáticas. Os kits possibilitam aprofundar as Trilhas Temáticas, por meio de desafios que promovam o pensamento computacional, resolução de problemas e desafios, utilização de mecanismos e sensores (de luz, de faixa e de cores, por exemplo) e trabalho em equipe, ao mesmo tempo que proporciona a integração dos conteúdos curriculares e temas do cotidiano.

“As formações do Projeto Robótica buscam trazer para os profissionais uma experiência única, na qual os professores são desafiados a explorar novos conceitos e metodologias que estão ligados diretamente com o seu cotidiano escolar”, ressalta o formador Raphael Félix.

“Além das dicas e conteúdos apresentados ajudarem muito na hora de planejar as aulas e atividades, é importantíssima essa troca de experiências com outros professores da rede que acontece quando estamos em formação”, destaca o professor Edson Luis Moreira, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira.

Atualmente, o projeto de Robótica Educacional beneficia mais de 19 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, sendo 5.737 crianças da Educação Infantil, 13.853 mil crianças e jovens do Ensino Fundamental e 314 jovens e adultos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).